Seus exemplares são classificados como adultos a partir dos 6 meses de idade e seu peso ideal é de 2 Kg. As espécies holandesas possuem costas elegantementes arredondadas, começando imediatamente atrás da cabeça e progredindo pelos ombros ate chegar ao ponto máximo no lombo e quadris (perpendicular á junta do joelho), arredondando em quartos traseiros volumosos. Visto de cima, os ombros devem ser arredondados e ligeiramente mais estreitos que os quadris. A abertura das costelas deve ser de forma que as linhas laterais afinem dos quadris ate os ombros. Os quadris devem ter aparência arredondada e ser volumosos até a base dos quartos traseiros. O holandês deve manter uma aparência compacta e arredondada, mesmo pesando entre 1,5 Kg e 2,4 Kg.

     Sua cabeça deve ser arredondada e volumosa, com pescoço muito curto, deve ficar próxima aos ombros. As orelhas devem ser proporcionais ao tamanho da cabeça e do corpo. Devem ser entroncadas, bem peludas, eretas e bem juntas na cabeça. Seu olhos devem ser límpidos, brilhantes e proeminentes, livres de pontos na Iris ou qualquer outra descoloração. Os dois olhos devem ser da mesma cor, a cor dos olhos é definida pela Iris.

     Seu pés devem ser retos, de ossatura média fina e ter comprimento e tamanho adequados para equilibrar e harmonizar com o corpo compacto. As unhas devem ser brancas em todas as variedades.Seu pelo deve ser denso e curto, grosso o suficiente nos pêlos protetores para oferecer resistência quando afogados em direção á cabeça. A pelagem deve voltar rapidamente a posição normal e descansar.

     As partes coloridas do Holandês são: corpo (da parte de trás da linha da sela, pelas pernas traseiras, até a ponta dos pés), barriga ( da linha do corte inferior até a traseira do coelho, pela parte interna das pernas traseiras até a ponta dos pés), bochechas, orelhas e cauda. Todo o resto deve ser branco. Existem varias variedades ou cores do Holandês, sua cor deve ser bem definida e sem pelos brancos. As variedades são as seguintes: Preto, Azul, Chocolate, Cinza, Aço e Tartaruga.

     As marcas das bochechas devem ser completas, uniformes e bem arredondadas, e não angulares ou irregulares. As bochechas devem chegar até a base dos bigodes, mas não dentro dela. Devem seguir o osso da mandíbula, encontrando a linha do pescoço, e ser livre de borrões para a garganta ou boca. A cunha do rosto é a porção branca da cabeça. Deve ter largura média e forma de cunha, cobrindo o nariz, base dos bigodes e afinando em direção as orelhas, onde se junta á linha do pêlo. A cunha do rosto deve continuar até as bochechas, ser bem arredondada e seguir a linha da mandíbula após passar pela base dos bigodes.

     A linha de pêlo é uma estreita linha branca entre as orelhas, dividindo completamente cada marca de bochecha e orelha, ligado as porções brancas da cunha do rosto e pescoço. Uma linha de pêlos é desejável, mas não critério para desqualificação. Os pés traseiros devem ter marcas brancas dos dedos até um terço do comprimento do pé, medido da ponta do jarrete. Devem ser iguais em comprimento e bem definidas em ambos os pés, formando círculos perfeitos em torno dos pés no ponto em que o branco da ponta do pé encontra a cor corporal da perna. Os dedos traseiros podem ser separados para se identificar ponta do pé dividida.

Barra de pesquisa

Galeria

Últimas fotos